Pseudoartrose (Fraturas Não Consolidadas) ou Retardo da Consolidação
A definição de não-união ou pseudoartrose varia entre diferentes centros ortopédicos. Para a maioria dos centros ortopédicos a cura normal de uma fratura óssea leva de um a três meses.
O retardo da consolidação está definido como a falha de união óssea de três a seis meses após a fratura e a pseudoartrose está definida como a ausência de união óssea após um período de seis meses ou mais.
Conheça os principais fatores que predispõem a pseudoartrose à ou não-união óssea:
– circulação indadequada de sangue na região.
– instabilidade no local da fratura.
– falta de contato entre os fragmentos de osso.
Os fatores que influenciam negativamente na cura da fratura incluem a idade avançada, o consumo de álcool ou tabagismo e nutrição inadequada. Osteoporose, arteriosclerose com redução de circulação sanguinea e exposição a raios-x são fatores adicionais negativos para a cura da fratura.
Para o tratamento de terapia extracorpórea por ondas de choque em pseudoartrose, recomenda-se a aplicação de uma a três sessões com intervalos para avaliação.
Neste caso, a energia adequada para esta patologia é de alta densidade com aplicação de 35.00 a 40.00 ondas de choque por sessão.
Fonte: Sbtoc.org.br
Os comentários estão encerrados.
Minha fratura foi com serra elétrica que amputou o polegar esquerdo, fui socorrido e após alguns meses a fratura não consolidou, foi então feita outra cirurgia e já fazem 5 meses e nada de consolidação, o médico diz que é demorada, outro já citou pseudoartrose, era para fazer um enxerto e não foi feito, só o alinhamento do dedo… toda vez que vou ao hospital o médico manda retornar… é uma tortura, pois olho e não vejo nada de melhora no raio X, o médico diz que tá evoluindo muito lento, o que eu faço? mudo de médico, procuro outro tratamento, estou ficando muito nervoso com isso.