Tumor é um nódulo ou uma massa que se forma quando células se dividem de forma incontrolável. A maioria dos tumores ósseos primários, ou seja, que nascem no osso tem causa desconhecida. Os tumores que nascem em outra parte do organismo e se espalham para o osso se denominam lesões ósseas secundárias ou metástases ósseas. Com o aumento do tumor há substituição do tecido ósseo sadio por células tumorais podendo enfraquecer os ossos e levar a fraturas patológicas. Tumores agressivos podem levar à incapacidade ou morte, especialmente se sinais e sintomas não forem detectados de forma precoce.
A maioria dos tumores ósseos são benignos. Alguns tumores podem se espalhar e levar a metástases à distância e por isso são denominados malignos. Isso ocorre através do sangue ou do sistema linfático. Muitas vezes, outras patologias como infecção, fraturas por estresse e outras alterações ósseas podem lembrar tumores e são chamadas lesões pseudotumorais.
Os quatro tipos mais comuns de tumores ósseos malignos são:
Mieloma Múltiplo
O mieloma múltiplo é o tumor maligno primário mais comum do osso. É um tumor maligno da medula óssea. O mieloma múltiplo acomete cerca de 20 milhões de pessoas por ano no mundo. A maioria dos casos atinge pacientes com idades compreendidas entre os 50 e os 70 anos. Qualquer osso pode ser envolvido.
Osteossarcoma
O osteossarcoma é o segundo tumor ósseo mais comum. É um tumor raro e ocorre em duas ou três novas pessoas por milhão de pessoas anualmente. A maioria dos casos ocorre em adolescentes ao redor do joelho.
Sarcoma de Ewing
O sarcoma de Ewing é mais comum entre 5 e 20 anos de idade. As localizações mais comuns são fêmur, bacia, úmero e escápula.
Condrossarcoma
O Condrossarcoma ocorre mais comumente em pacientes entre 40 e 70 anos de idade. A maioria dos casos ocorre ao redor do quadril e pelve ou do ombro.
Existem muitos tipos de tumores ósseos benignos. Os tipos mais comuns incluem:
Sintomas
A maioria dos pacientes com um tumor ósseo sente dor. A dor é geralmente descrita como forte e maçante. A dor pode ou não piorar com a atividade física e muitas vezes o paciente acorda durante a noite.
Embora tumores não sejam causados por trauma, ocasionalmente, uma lesão tumoral pode começar a doer após episódio traumático que é observado em cerca de metade dos pacientes. Os tumores ósseos podem causar uma lesão que enfraquece o osso podendo levar a fraturas e piora da dor. Alguns tumores podem causar febre e sudorese noturna e muitos pacientes não têm quaisquer sintomas, a não ser uma massa indolor.
Ocasionalmente tumores benignos podem ser descobertos acidentalmente quando raios-X são feitos por outros motivos, tais como um entorse do tornozelo e tendinites no ombro
Diagnóstico
Se você acha que pode ter um tumor ósseo, consulte um especialista em oncologia ortopédica o mais rapidamente possível para o diagnóstico e tratamento. O médico irá recolher informações detalhadas sobre saúde geral, o tipo do tumor, tamanho, localização e possível extensão da lesão.
–
Esse artigo foi originalmente publicado no: www.clinicacofrat.com.br